terça-feira, 15 de abril de 2014

Decauville Cacilhas Lazareto em 1894

Foi pedida pelo sr. Garland a concessão de uma linha ferrea de via reduzida, 60 centimetros, systema Decauville, entre Cacilhas e Lazaretto,

Cacilhas (Portugal), Largo do Costa Pinto, ed. Martins/Martins & Silva, 18, década de 1900
Imagem: Delcampe

com uma estação na Piedade e paragens nos pontos de cruzamento de localidades intermédias, como Caramujo, Mutela etc.

A construção entre Cacilhas e Piedade, 3 kilometros, começará assim que o projecto seja aprovado.

Aqui está uma linha que promette ter um bello rendimento. (1)

Rua Direita — Cacilhas, ed. desc., década de 1900
Imagem: Delcampe, Oliveira

[Paragens propostas:] largo Costa Pinto [actual Largo Alfredo Diniz], rua Direita [actual rua Cândido dos Reis], rua da Oliveira [actual rua Cmdt. António Feio],

Vila Brandão, azinhaga da Margueira, actual rua Liberato Teles, Hélio Quartim, 1976
Imagem: Museu da Cidade de Almada

estrada de Mutela [actuais ruas D. Sancho I e Manuel Febrero],

Rua Manuel Febrero, largo da Mutela (designação não oficial)
Imagem: ed. desc.


Tramway Decauville de Royan
Imagem: Delcampe

largo da Piedade [largo 5 de Outubro], rua do Tenente Valadim,

Cova da Piedade, Largo 5 de Outubro e rua Tenente Valadim
Imagem: ed. desc.

rua da Romeira [rua Francisco Ferrer],

As cheias na Cova da Piedade, rua Francisco Ferrer, 1945
Imagem: Flores, Alexandre M., Almada antiga e moderna, roteiro iconográfico, Freguesia da Cova da Piedade

e largo da Romeira. (2)

Romeira, Lavadeiras no Rio das Rãs, início do século XX
Imagem: Flores, Alexandre M., Almada antiga e moderna, roteiro iconográfico, Freguesia da Cova da Piedade

O caminho de ferro Decauville foi uma das atracções da Exposição Universal de Paris em 1889.

O percurso, aqui feito, do Largo de Cacilhas ao Largo da Romeira, passou por locais cuja toponímia foi mudando ao longo do tempo.

O comboio de 1894, nunca chegou ao Lazareto. Nem à Piedade, nem a lado algum.

Em 1960, sessenta e seis anos depois, o sistema Decauville destinado ao transporte de passageiros reaparecia no concelho com a inauguração do Transpraia, na Costa da Caparica.


(1)
Pedido de concessão de linha, Gazeta dos Caminhos de Ferro, 16 de Agosto de 1894
Imagem: Hemeroteca Digital

(2) Pereira, Hugo José Silveira da Silva, A política ferroviária nacional, anexo 26, Porto, Faculdade de Letras, 2012

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