sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Lisboa no anno 2000

De bom grado olhamos para o passado de Portugal [...]


Lisboa era o ponto de reunião de todas as marinhas do mundo inteiro [...]


Uma série de V invertidos de cujo vértice pendia um carril a que se suspendiam as carruagens que constituiam o comboio, davam um aspecto curioso ás ruas [...]


A Trafaria estava transformada num grande centro industrial. Tinha vinte e cinco fábricas de conservas de peixe. Desde o alto de Murfacém, da Torre, do Pragal até à margem esquerda do Tejo só fábricas é que se viam [...] (1)


Para atravessar aquele emaranhado de linhas estabeleceram-se transportadores aéreos, que conduziam os passageiros aos diversos cais de mercadorias [...]


Onde contudo se podia presenciar a labuta de todos os cais era de uma torre de aço com a forma de sólido de igual resistência, de base quadrangualar e de 350 metros de altura [...]


O empregado do armazém disse dois algarismos e logo sem demora apareceu no quedro "telefotográfico" a imagem do vendedor [...] (2)


Todo o edifício dizia que o relógio era a razão de ser daquela obra, como que o coração e o cérebro e o mesmo tempo daquele momento [...] (3)


Entretanto a 5 de Junho de 1994, inaugurava-se solenemente a estação subterrânea de Lisboa nas Linhas do sul [...]


Bastaram três minutos para que o comboio parasse na estação do Seixal [...] (4)


(1) Mattos, Mello de, Illustração Portugueza, Lisboa no anno 2000, Lisboa, 26 março 1906
(2) Mattos, Mello de, Illustração Portugueza, Lisboa no anno 2000, Lisboa, 2 abril 1906
(3) Mattos, Mello de, Illustração Portugueza, Lisboa no anno 2000, Lisboa, 9 abril 1906
(4) Mattos, Mello de, Illustração Portugueza, Lisboa no anno 2000, Lisboa, 16 abril 1906

Artigos relacionados:
Lisboa monumental em 1906
Projecto de travessia do Tejo em 1889
A ponte

Sem comentários: